Benefícios do Tai Chi Chuan

Os benefícios do Tai Chi Chuan são muitos, como estilo interno ele proporciona muitos benefícios aos órgãos internos equilibrando tanto o corpo quanto a mente. Alguns deles são:

– Equilibra a pressão sanguínea

– Irriga as juntas

– Estimula a circulação

– Melhora a musculatura,

– Mobiliza o sistema imunológico

– Conquista a serenidade e o equilíbrio das emoções

– Melhorar a forma física e mental

– Melhora o sistema cardiovascular

– Alivia estados depressivos

– Fortalece a ossatura

– Melhora a flexibilidade e o alongamento

– Aumento da atenção e concentração mental

São muitos benefícios, não são?

Na China milhares de homens, mulheres e crianças se juntam nos parques das cidades todas as manhãs, bem cedo, para praticar com o objetivo de melhorar sua forma física e mental. Esta arte marcial é freqüentemente prescrita como um tratamento à centenas de doenças e condições dolorosas.

Estudos publicados no ocidente e no oriente mostram que mesmo sendo um tipo de exercício de baixa velocidade, ainda melhora a saúde cardiovascular e a forma das pessoas, além de aliviar os estados depressivos.

Aqueles que praticam consistentemente, aproveitam todos seus benefícios do Tai Chi Chuan e têm uma vida diferente, especialmente quando chegam aos 80 e 90 anos de idade. Seus ossos são fortes, não são frágeis. Suas juntas são flexíveis, não sendo doloridas ou rígidas. Suas mentes não divagam. Eles permanecem alertas, conscientes, com grande capacidade de concentração. Seu coração é forte e bate calmamente e seus corpos têm uma grande força interior que previne todas as enfermidades.

Se você tiver uma artrite por exemplo, ele será o seu melhor exercício para alongamentos, pois ele provê a flexibilidade necessária para que as juntas enrijecidas possam se mobilizar novamente com elasticidade. Se você tem câncer, ele melhora a sua capacidade aeróbia e estimula o sistema imunológico sem prejudicar os radicais livres.

Outros benefícios do Tai Chi Chuan são para quem sofre do coração, praticando regularmente não apenas a pressão sanguínea irá se regularizar, mas também você irá perder peso, eliminar sentimentos negativos como raiva, frustração e depressão as quais podem desencadear um ataque do coração e também é equivalente a uma caminhada de quatro quilômetros.

E ainda, os movimentos são simples, suaves e fáceis de serem aprendidos. Não exigem habilidades especiais e podem ser executados em qualquer lugar, sozinho ou em grupo. Qualquer pessoa pode desenvolver a arte a níveis bastante elevados. Basta uma prática consistente, concentração e um bom professor.

Esta arte marcial é uma verdadeira fonte de juventude. Ele ativa os seus hormônios da juventude e as células imunes, fortalece o coração, coloca em ordem suas funções orgânicas, refina seus reflexos e equilíbrio e ajuda você a afastar os sinais da idade.

Para aqueles que detestam exercícios e para qualquer pessoa cujas juntas e coração não podem exercer movimentos extenuantes, os benefícios do Tai Chi Chuam são perfeitos e lhe oferece um fortalecimento geral da saúde através de formas muito diferentes dos exercícios convencionais.

As técnicas respiratórias reduzem o stress, diminuem a freqüência cardíaca e aumentam o nível de energia. Executando as formas dos movimentos sua concentração é fortalecida, exercitando sua memória e aumentando a capacidade de executar as tarefas diárias com maior facilidade. A respiração profunda e os movimentos amplos, revigoram os músculos, aumentam o fluxo sanguíneo e junto a ele oxigênio fresco circula com nutrientes através de seus membros, alimentando as extremidades com energia, sangue e oxigênio.

Os movimentos vagarosos e circulares beneficiam dimindo a tensão e aumentam a resistência muscular e a flexibilidade das articulações, melhorando o alongamento e equilíbrio e assim reduzindo o risco de quedas e acidentes.