Krav Maga

Krav Maga e Zen 

Facilmente poderia eu sentar-me e escrever centenas e milhares de páginas sobre a pessoa de Imi, porque, afinal de contas, usufrui da sua companhia por 20 anos ou mais, dia após dia, e eu tenho certeza absoluta que todo aquele que navega no site do Krav Magá terá material, sem conta, para falar sobre ele. Portanto, armei-me de coragem e ousadia para trazer à baila por escrito uma parte sua, não visível e desconhecida pela maioria das pessoas.

No ano de 1974, depois de 1 (um) ano ou pouco mais de ter ocorrido – e passado o País pela grande tormenta, incluindo à mim de forma particular, vim-nos Imi e eu, sentados e conversando na sua cafeteria referida e a qual costumava freqüentar. Referia-se ele as minhas últimas experiências vividas, e indagando se estas me haviam atingido fisicamente, de alguma maneira, num papo leve e fluído, inopinadamente, endereçou-me uma pergunta que fez transparecer no meu rosto uma grande surpresa:

– Lichtenstein, quem sabe, você poderia tentar algo de novo e diferente de tudo o que você experimentou até hoje?

Automaticamente, fiz que sim com um movimento de cabeça. Imi era um pai, um amigo, um irmão, um professor, e uma grande pessoa e tudo o mais, e nos muitos anos do nosso conhecimento, não me deparara com tal estilo de abordagem. Cravei nele um olhar surpreso, enquanto retirava do bolso de seu casaco um pequeno libreto preto, estendendo-o a mim, piscando o seu olho esquerdo, me fez um sinal para que o escondesse de imediato, que este somente a mim se destinava.

O libreto tratava-se de um livro sobre Zen…

Professor de Krav Maga Bruno Moreira

Atualmente o professor de Krav Maga é faixa preta e está vinculado à Federação Brasileira de Krav Maga e Kapap. Bruno Moreira…

 

Fatos históricos

Seguem alguns fatos históricos:

1. Yaron começou seus treinamentos com Imi no final de 1967, e ele é um dos únicos dez alunos de Imi que receberam dele a faixa preta.

2. No dia 14.8.1971 Yaron se formou no primeiro curso de instrutores realizado pelo Imi com o apoio do Insituto Wingate. Yaron recebeu um diploma oficial de instrutor do Instituto Wingate.

3. No ano de 1977 Yaron recebeu do Imi o Grau de faixa preta. Na verdade, Imi deu a Yaron sua própria faixa preta, e esta está guardada com Yaron até hoje.

4. Imi abriu duas academias: Uma na cidade de Natanya e a outra na cidade de Tel-Aviv. A academia em Tel-Aviv passou às mãos do Yaron no ano de 1977.

5. No mesmo ano, Yaron e Imi fundaram a BUKAN – Escola de Krav-Magá, a maior do gênero, com cerca de 3.000 alunos e 54 instrutores – um sucesso que jamais foi repetido por alguém.

6. Nos anos de 1983-1984 Yaron participou e se formou no curso de instrutores-chefes realizado no Instituto Wingate. Portanto, Yaron é portador de um certificado oficial de treinador-chefe, reconhecido pelo Insituto Wingate e pelo Ministério da educação.

Mais fatos históricos…

Links sobre o assunto Krav Maga

http://www.kravmagabm.com.br/

http://www.kravmaga-bukan.com/