O que é Karate?

O que é Karate? Ou Melhor, a Arte do Karate

 

Nas palavras da professora do Clã de Artes Marciais Beatriz Ferreira, a arte do karate, ou melhor dizendo o caminho do Karate é algo tão mágico e incrível que não é uma coisa que pode se encontrar num livro ou em um texto, é uma coisa que se acha, se aprende e vai compreendendo aos poucos, depois que se começa a treinar.

Se fosse falar tudo que sei e aprendi com essa arte, levaria a vida toda, mas vou tentar passar pelo menos uma noção do que na minha humilde opinião “é” o Karate.

Karate-do significado: Caminho das mãos vazias.

Criado por vários mestres e difundido através do mundo por Gichin Funakoshi a quem chamamos de pai do Karate.

Seus primórdios foram na Índia pelo Budista Daruma que fazia a parte de concentração, passou pela China onde viu os exercícios físicos e quando chegou ao Japão uniu os dois e recebeu o nome de Karate.

Karate é uma arte marcial onde se aprende desde a como se portar com pessoas superiores e inferiores a propriamente lutar, além de todos os benefícios que ele trás, tais como: Coordenação motora, velocidade, percepção rápida, aumento de tônus muscular, respeito em grupo, melhora do auto conhecimento, melhora da auto confiança, entendimento de regras, elaboração de estratégias, importante exercício aeróbico e manutenção da saúde.

O Karate é muito mais do que dar socos e chutes, para alguns é uma filosofia de vida, seguida a partir de um bom treinamento e acatando as orientações de seu mestre.

Treinando seriamente o Karate pode-se adquirir certas habilidades diferentes. O Karate depois de aperfeiçoado um pouco, contem chutes muito poderosos e socos muito precisos, além de um leque muito grande de outros golpes potentes. Como joelhadas, cotoveladas algumas chaves e quebramentos, claro todos treinados muito e sob a orientação de um mestre qualificado ,para obter melhor desempenho sem grandes riscos de uma lesão ou machucados mais graves.

Entenda, o risco existe, mas numa quantidade limitada e pequena que, prestando a tenção nas ordens, especificações do mestre e não treinado de qualquer jeito, isto é seriamente, os riscos são pequenos, acontecem, mas são pequenos.

Acredito que você já entendeu o que é karate. Independentemente da razão pela qual você treina comece a levar aquilo que aprendeu nos treinos para sua vida cotidiana, fora dos tatames, tais como os cinco lemas do Karate.

-Respeito a cima de tudo.

– Conter o espírito de agressão.

– esforçar-se para a formação do caráter.

– Criar intuito de esforço.

– Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão.

Depois de treinar seriamente e com vontade, todas as horas, do seu treino, de todos os dias de todos os messes, vai aos poucos adquirido uma pequena, mas muito valiosa evolução.