Karate Shotokai

A Escola  Karate-do Shotokai Egami Ryu® (AKSER) é destituída de todas as limitações técnicas e físicas que conduzem a movimentos extremamente contraídos normalmente encontrados no Karatê como normalmente ensinado. O estilo de Karate Shotokai é de “avant-garde* originando sua força a partir da concentração de “ki” (energia) e a velocidade de suas técnicas. Este Karatê pesquisa a eficiência, enquanto estuda o trabalho de harmonia com o parceiro.

O estilo “Egamiryu®” em origem em Mestre Egami, sucessor de Mestre Gighin Funakoshi,  depois de muitos anos de prática com O Sensei Funakoshi e com o filho deste último, Yoshitaka Funakoshi.

Mestre Egami, desde quando aprofundou a sua prática ainda sob orientação do O´Sensei Funakoshi (completar a vinda do Karatê-Jutsu para Karatê-Do) , tem insistido que a arte deve ser o mais próximo possível para os movimentos naturais do corpo.

Ele abandonou a técnica contraída e pouco rápida que se praticava por muitos anos, para se concentrar na  fluidez e relaxamento. Esses elementos, mais a velocidade, mobilidade e, claro, a concentração deu a luz a sua técnica, uma maneira particular que hoje nos referimos como Egamiryu®

De forma geral, o Karate Shotokai se refere hoje em dia a prática do Karatê que ficou junto com Mestre Funakoshi e Egami, diferenciando-se da prática do Karatê esportivo que utilizou o nome do  edifício de treinamento de O´Sensei (Shotokan Dojo, presente dos membros da Shotokai ao seu fundador) para divulga-lo pelo mundo como sendo o Karatê sem a devida vênia  dos Mestres.

Isto trouxe uma grande confusão no que se refere aos objetivos do Karatê-Do conforme estipulado no Dojo Shotokan por Mestre Funakoshi desde sua origem.

Portanto além dos grandes diferenciais em termos técnicos e objetivos de prática, o verdadeiro Karatê Shotokai não participa de competições.

No Brasil, o único local de treinamentos do Karatê Shotokai devidamente autorizado é através da AKSER Brasil na pessoa de Filié Sensei.

Os interessados podem entrar em contato com o Clã de Artes Marciais, onde Filié Sensei mantém o Shin Gi Tai Hombu Dojo

 

Karate Shotokai

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre Filié Sensei – Karate Shotokai

O primeiro brasileiro instrutor Shotokai Egamiryu®.

Tem em sua bagagem mais de 40 anos de prática.

Seus treinamentos se iniciaram nos anos 70 com K.O. até alcançar o primeiro Kyu. K.O. foi o mais avançado aluno de Mestre Harada, introdutor do Karatê em nossas terras e fundador do primeiro Shotokan Dojo brasileiro devidamente autorizado por Mestre Funakoshi.

Ainda com o primeiro Kyu foi chamado por 3 vezes a efetuar a implantação  do Karatê estilo Shotokai no Brasil devido a alguns fatores:

a) elo de transmissão,

b) tipo de prática

c) conhecimentos técnicos

Notadamente recusou-se a  ganhar qualquer faixa preta oriunda das vias do Karatê desportivo. Tal decisão tomou-lhe mais de duas décadas no primeiro Kyu para obter o seu Shodan Shotokai.

Em termos de Dan, alcançou o atual grau de Nidan Shotokai (preta de 2 grau). No Karate Shotokai existem apenas 5 graus para a faixa preta.

Princípios Tradicionais do Budo (Menjo e Menkyo): Trata-se de títulos de capacidade e de nível que já existiam por longo tempo antes da aparição dos graus (Dan) e não podem ser confundidos com os mesmos por serem diferentes. Passam obrigatoriamente por critérios incontornáveis de idade, nível técnico e  atitude (conhecimentos gerais e histórico do Budo, memória, a tradição e todo suporte escrito, conhecimento de línguas estrangeiras, intervenções na mídias especializadas, conferências, seminários, etc)

Filié Sensei é o primeiro brasileiro a obter a titulação de Junshi (aspirante ao nível de Menkyo – Okuden-Kaiden) e foi obtido mediante a avaliação de um colegiado técnico/ético Shotokai

 

Nosso Sensei de Karate Shotokai é também:

É instrutor assistente de William Schneider Shihan (aluno de Mestre Egami e transmissor de seus ensinos).

É membro da AKSER Kokusai e faz parte da Comissão Técnica do Karatê-Do Shotokai para o Brasil.

É o fundador da AKSER Brasil e apontado para a difusão e sedimentação da prática de Mestre Egami em todo o continente Sul Americano.